Ups 2

UPS

UPS: Uninterruptable Power Supply

Uma UPS serve para proteger o computador e os dados, no caso de um corte de energia ou variações de energia.

As UPSs têm duas características técnicas muito importantes:

  • potência (W)
  • volt - amps (VA)

A potência da UPS indica a verdadeira quantidade de energia que a UPS fornece, no caso de um corte de energia.

O valor VA é a quantidade de energia que a UPS poderia fornecer se os equipamentos eléctricos pudessem aproveitar toda a potência da UPS. Os fabricantes de UPS não sabem que tipo de euipamento eléctrico é que nós pretendemos ligar à UPS. É por isso que o valor VA é um valor estimado.

A UPS fornece corrente AC e os euipamentos eléctricos utilizam corrente DC.

Há dois factores a ter em conta na aquisição de uma UPS:

  • a potência da UPS tem que ser superior à soma das potências do equipamento eléctrico que está ligado à UPS.
  • é necessário assegurarmo-nos do que a UPS consegue fornecer energia durante o tempo suficiente, no caso de um corte de energia.

Os fabricantes de UPSs têm calculadoras nos seus sites da Internet para ajudarem os clientes a escolherem a melhor UPS para cada caso. Um exemplo é o site www.apc.com.

A UPSs têm também protectores de picos de tensão e condicionadores de potência. Convém prestar atenção ao número de joules.

Um dos factores a ter em conta na aquisição de uma UPS é o custo de substituição da bateria. Há UPSs para as quais este custo é muito elevado.

Convém adquirir um smart UPS com ligação USB ou porta série. Estas UPSs têm software de diagnóstico que indica a capacidade da bateria, estado do sistema, registo de eventos de energia, etc.

Sara Machado
apresentação

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License