Socket

Socket

Especificamente em computação, um soquete pode ser usado em ligações de redes de computadores para um fim de um elo bidirecional de comunicação entre dois processos. A interface padronizada de soquetes surgiu originalmente no sistema operacional Unix BSD (Berkeley Software Distribution); portanto, eles são muitas vezes chamados de Berkeley Sockets. É também uma abstração computacional que mapeia diretamente a uma porta de transporte (TCP ou UDP) e mais um endereço de rede. Com esse conceito é possível identificar unicamente um aplicativo ou servidor na rede de comunicação IP.

Em documentos de RFC (Request for Comments) relacionado a TCP ou UDP, um soquete em um computador é definido como a combinação de um endereço IP, um protocolo, e o número da porta do protocolo.

Soquetes e RPCs têm a função de implementar numa aplicação as funções de rede, mas fazem isto de maneiras diferentes.

Um soquete é ainda um tipo de dispositivo mecânico instalado em uma placa-mãe, destinado a receber a CPU - o processador, sua nomenclatura refere-se ao número de pinos que o mesmo poderá receber. Ex.: PGA 370 - só admite processadores com 370 pinos.

Joaquim Pereira
Joaquim Pereira

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License