Outros Tipos De Ficheiros

Outros Tipos de Ficheiros

Outros ficheiros que podemos apagar do disco rígido são ficheiros com as seguintes extensões:

- .dmp – Ficheiro Dump. Quando o Windows (ou um programa de aplicação) bloqueia, é realizada uma cópia do conteúdo da memória RAM para disco em ficheiros deste tipo.

- .bak – Ficheiro de cópia de segurança (backup). Quando um novo ficheiro de dados é criado, o programa que lhe deu origem irá gravar a versão anterior num ficheiro com extensão bak. Tenha atenção ao apagar este tipo de ficheiro.

- .cnt – Ficheiro de Ajuda (Help). Já alguma vez reparou nos índices dos menus de ajuda dos programas de aplicação? Se não precisa de índice para navegar na ajuda do programa pode apagar este tipo de ficheiro. Atenção: estes ficheiros não são gravados automaticamente!

- .fts – Ficheiro de Ajuda (Help). Quando efectuamos uma procura na ajuda de um programa, é criado um ficheiro deste tipo para acelerar as procuras seguintes. Os ficheiros deste tipo podem ser apagados, pois são gravados novamente sempre que acedemos ao menu de ajuda de um programa.

- .gid – Ficheiro de Ajuda (Help). Quando acedemos ao menu de ajuda, um ficheiro deste tipo é gravado automaticamente para acelerar futuros acessos a esse menu de ajuda. Estes ficheiros são um completo desperdício de espaço em disco e, por isso, devem ser apagados regularmente.

- .old – Ficheiro de cópia de segurança. Semelhante aos ficheiros com extensão bak.

- .~mp – Ficheiro temporário. Semelhante aos ficheiros com extensão tmp

- .$$$ - Ficheiro de cópia de segurança. Semelhante aos ficheiros com extensão old e bak.

- .000 – Ficheiro de cópia de segurança. Semelhante aos ficheiros com extensão old, bak e $$$.

Por precaução, convém apagar os ficheiros de forma a que estes fiquem na reciclagem e deixá-los lá durante uma ou duas semanas. Caso não sejam detectados problemas, podemos esvaziar a reciclagem. Caso o Windows ou qualquer programa de aplicação se queixar da falta de um ficheiro, aceda à reciclagem e restaure o ficheiro em falta (seleccionando o ficheiro em questão, clicando com o botão direito do rato e escolhendo a opção Restaurar). Este procedimento irá colocar novamente o ficheiro na sua localização original.

Carlos Sousa

Visto em 16 de Maio de 2008
Prof. G. Pereira

Comentário: Parabéns, está correcto! Falta o link para a página pessoal.

Tarefa: Inserir o link para a página pessoal.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License