Fontes De Alimentacao

Aqui vou falar sobre a fonte de alimentação.

A fonte de alimentação permite a ligação do computador à tomada através do cabo de alimentação que liga ao conector IEC 320 da fonte. Em Portugal, assim como em grande parte dos países europeus, a energia AC da tomada tem uma voltagem de 230V aproximadamente. Em países como o Brasil e os Estados Unidos da América, a energia AC da tomada tem uma voltagem de 115V. Por este motivo, algumas fontes de alimentação têm um pequeno interruptor que permite modificar a voltagem de entrada na fonte. Este interruptor é útil se precisarmos de a transportar para o estrangeiro. Algumas fontes têm ainda um terceiro interruptor conhecido por hard on / off que permite desligar a fonte de alimentação. Note que as fontes de alimentação actuais não se desligam mesmo quando encerramos o computador, continuando a fornecer energia à motherboard.

Antes de ligar um qualquer dispositivo a uma tomada, devemos assegurarmo-nos de que a tomada está a funcionar correctamente. Para o efeito, podemos usar um multímetro ou outro equipamento para testar tomadas. Ligar equipamento eléctrico a uma tomada em mau estado pode originar avarias no equipamento e corre-se o risco de electrocução. O conector IEC 320 tem 3 pernos, conhecidos por quente (hot), neutro (neutral) e terra (ground). O perno quente recebe a corrente eléctrica, tal como um cano que recebe água. O perno neutro não recebe corrente, funcionando como um canal de escoamento para a corrente regressar à tomada. O perno terra permite que o excesso de electricidade possa voltar para o chão em segurança. Ao testar a energia AC, pretendemos testar 3 coisas:

que o perno quente recebe, aproximadamente, 230V (em Portugal)
que os pernos neutro e terra recebem ambos 0V

António Barros

António Barros

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License