Diagnostico De Avarias Nas Drives Opticas

Diagnóstico De Avarias Nas Drives Ópticas

  • As drives ópticas são fiáveis e costumam durar muitos anos, no entanto, há ocasiões em que podem avariar.
  • Existem básicamente 2 tipos de problemas que podem surgir em drives ópticas.
    • Problemas de instalação
    • Problemas de gravação

Problemas de instalação

  • Se a drive não está a funcionar correctamente, a primeira coisa que um técnico deve pensar é que se trata de um problema de instalação. Podem acontecer os seguintes problemas:
    • O cabo de alimentação com conector molex não está ligado à drive
    • O flat cable da drive está ligado ao contrário
    • A drive tem os jumpers ligados de forma incorrecta
  • De seguida devemos aceder à BIOS para nos assegurarmos de que o sistema consegue ddetectar a drive. Se a drive for detectada na BIOS, irá aparecer o respectivo icone N" «O meu computador» no windows.
  • Se a drive é detectada pela BIOS e não consegue ler nenhum cd ou dvd, devemos proceder à manutenção da drive, utilizando um kit de limpeza.
  • Também convém verificar que o cd ou dvd que estamos a tentar ler não está riscado.
  • Proceda também à manutenção do cd ou dvd para se assegurar de que o problema não é do disco.
  • No que toca às drives de dvd, tenha sempre em mente que nem todas as drives lêem todos os formatos de dvd existentes.
  • As drives anteriores ao ano 2003 podem ser incompactiveis com alguns formatos de dvd.
  • Outro problema que pode acontecer é haver um cd ou dvd que ficou preso dentro da drive. Felizmente a maioria das drives têm um pequeno orifício na parte da frente. Devemos introduzir um clip ou um arame nesse orifício para forçar a abertura da drive.

Problemas de gravação

  • A rápida generalização das drives de dvd levou a alguns problemas de incompatibilidade entre as marcas das drives e dvd"s. Convém ler aas especificações técnicas da drive.
  • Todas as drives actuais utilizam uma tecnologia de gravação designada Burn Proof Technology, desenvolvida pela SaNyo para evitar um problema de gravação conhecido por Buffer Underrn. Caso a drive seja antiga e não utilize esta tecnologia convém gravar um ficheiro ISO ( Ficheiro com uma cópia exacta do cd ou dvd) para o disco rigido e gravar em seguida este ficheiro em cd ou dvd.

Até uma próxima =)
BEIJinhus
ViToR pInHeIrO…

ViToR pInHeIrO...

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License