Diagnostico De Avarias De Drives De Disquetes

As drives de disquetes são Componentes do computador mais sujeito a avaria. Isto deve-se ao facto de as drives estarem expostas ao pó e a sujidade e a intrusão de vários objectos.
Podemos também utilizar cotonetes e um pouco de álcool para limpar o pó e a sujidade de dentro da drive.
Os 6 passos que devemos seguir para a reparação de uma drive de disquetes são:

1.Verificar se a disquete esta danificada

-Quando uma drive de disquetes não consegue ler uma disquete, devemos culpar, em primeiro lugar, a disquete.

-Devemos experimentar outras disquetes, de preferência, de outra marcar ou de outra caixa.

2.Verificar erros de gravação nas disquetes

-Quando uma disquete está avariada, existem 3 opções:
-Deitá-la fora
-Formatar novamente a disquete
-Executar uma programa de erros

3.Verificar a configuração de BIOS

-Todos os fabricantes de BIOS configuram a drive de disquetes com a definição a 3,5 IN alta densidade 1.44MB.

-Se, por acaso, se a informação da bateria do CMOS for apagada, as BIOS definem as drives de disquetes automaticamente.

-Assim, no pior dos caos, podemos ter um computador que não funciona com uma drive de disquetes a funcionar.

-Devemos sempre verificar a configuração da drive de disquetes na BIOS por precaução. E tão raro haver problemas deste tipo que os técnicos nunca verificam.
4.Culpar o controlador da drive

-Se o Flat Cable ou cabo de alimentação da drive estiverem soltos, o post irá dar os erros “FDD Controller Failure” (Falta do controlador da drive de Disquetes) ou “Drive not Ready” (A Drive não está pronta)

-Devemos abrir o CPU e verificar as ligações. Se as ligações estiverem bem, então o problema deverá ser do controlador da drive.

-Devemos desactivar a opção da BIOS “onboard FDD controller option” ou semelhante. Se a BIOS não tiver esta opção, devemos desactiva-la no Divece manager da Windows.

-Em seguida devemos de instalar uma placa “PCI FDD Controller” na Motherboard. Se a drive de disquetes funcionar com este controlador, então o problema é do controlador da drive na Motherboard e o problema fica resolvido. Caso contrario devemos retirar a placa “PCI FDD Controller” e voltar a ligar o controlado da drive na Motherboard, uma vez que, neste caso, temos a certeza que o problema não está no controlador.

5- Verificar o Flat Cable

-O 34º pino do Flat Cable da drive de disquetes é designado “Drive chane Signel” (sinal de mudança da Drive). Este pino é activado sempre que o sistema detecta uma mudança de disquetes.

-O Window só lê a disquetes quando este pino está activado. Caso contrario, trabalha com a copia da disquete em memoria Ram. Isto aumenta a performance (desempenho) do sistema.

-se a Drive change Signal estiver sempre disligado devido a um pino torcido ou outraavaria no Flat Cable, o Windows mostra sempre o conteúdo da mesma pasta, mesmo quando mudamos de disquete. A solução e substituir o Flat Cable da Drive.

-um dos erros mais frequentes que os técnicos costumam cometer é ligarem o Flat Cable de disquetes ao contrário numa das extremidades ou em ambas.

-se o Flat Cable da drive estiver ligado ao contrário apenas numa das extremidades o LED da drive acende-se e fica sempre aceso.

-Se o Flat Cable da drive estiver ligado ao contrario em ambas as extremidades, o LED da drive nunca acende. Dá um erro “FDD Controller Failure” no Post.

6-Substitir a Drive de Disquetes

- Chegarmos a este ponto, não nos resta outra alternativa senão substituir a Drive.

- Lembre-se que as drives de disquetes são a peça do computador mais sujeito a avaria. Estatisticamente, em cada 5 computadores, há 1 computador cuja drive de disquetes irá avariar no prazo de 1 ano.

- É conveque os tecnicos tenham à não algumas drives de disquetes para proceder à sua substituição no cliente.

Ricardo Rocha

Ricardo Rocha

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License