Conectores e Interruptores

Conectores

Um conector é um dispositivo que efectua a ligação entre uma porta de saída de um determinado equipamento e a porta de entrada de outro. Há o conector molex, mini e o sata.

O conector molex: são o tipo mais frequente de conectores dos cabos de alimentação de computadores e fornecem voltagens de 5V e 12V aos componentes internos do CPU.

O conector mini: todas as fontes de alimentação têm um segundo tipo de conector, chamado conector Mini, que fornece 5V e 12V aos periféricos. É preciso ter muita atenção ao ligar estes conectores à drive de disquetes porque é bastante fácil ligar estes conectores ao contrário, por descuido! Isto é suficiente para estragar a drive de disquetes.

O conector sata: : os discos rígidos do tipo ATA Série (Serial ATA – SATA) precisam de um cabo de alimentação com um conector SATA de 15 pinos. Estes conectores alimentam o disco rígido a voltagens de 3,3V, 5V e 12V. Os conectores SATA têm a forma de um L, tornando praticamente impossível efectuar uma ligação ao contrário.

Interruptores

O interruptor é um aparelho que é ligado a um circuito eléctrico e tem como função não somente interferir na circulação como também na distribuição de energia enquanto conceito trabalhado. Colocado geralmente numa parede, funciona a partir da modificação da sua posição de comutação..

Maria Dias

Maria Dias

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License